Esta Associação foi fundada em Novembro de 1984 por um grupo de Soalheirenses ligados, na época, ao Ensino Recorrente. Por infortúnio do destino, esteve inativa durante o período de 1989 a 1994. Nesta altura, retoma novo dinamismo, intervindo na preservação e divulgação dos valores culturais e tradicionais. Não há melhor forma para tal divulgação do que o folclore onde, em perfeita sintonia , se conjuga a musica popular com a dança e os trajes regionais.
A recolha musical foi efetuada com base nas canções antigas que existiam na Soalheira. Até há umas dezenas de anos atrás, a musica tinha uma quota parte importante na vida quotidiana, no trabalho e no lazer. Com boa disposição, as cancões suavizam o árduo trabalho agrícola e ajudam a suportar o frio, a chuva e o calor.
As danças folclóricas são uma fatia importante da cultura Beirã, sendo sobretudo, dançadas em jogo de roda ou dançadas em linha, estando estas intimamente ligadas à temática da musica.
No Rancho Folclórico da Soalheira predominam dois tipos de trajes regionais: os trajes domingueiros e ou trajes de lavoura. O primeiro utilizado pelas classes mais abastadas, com tecidos de seda e aveludados, recorrendo-se muitas vezes a rendas, bordados e cores escuras. Eram usados especialmente aos domingos para ir à missa. Os trajes de lavoura, no caso das senhoras, é composto por saias listadas ou de xadrez, avental comprido, blusa de aba, lenço e/ou chapéu na cabeça. Os homens vestem calça de serrobeque castanho, colete de xadrez, blusa branca, lenço vermelho de listas brancas no colarinho e calçam botas serranas.
Nos desfiles etnográficos, o Rancho leva consigo o belo artesanato da freguesia: as flores de romaria, artefactos de trabalho agrícola (malho, joeira, ancinho…), o cabaz da merenda, o garrafão do vinho, a bilha do leite,….
Actualmente é composto por cerca de 40 elementos de diversas idades. Tem a sua sede, numa das salas da antiga Telescola. Além de actuações nas festividades locais e da região, já actuou em todos os distritos do país em diversas iniciativas culturais e em vários festivais nacionais.