Festa Mártir São Sebastião
Realiza-se no terceiro fim de semana de Janeiro, na capela de São Sebastião.
Após Eucaristia e procissão até à capela, os "cascoreis" confecionados pelos mordomos são bentos e oferecidos à população.
Realiza-se no terceiro fim de semana de Janeiro, na capela de São Sebastião.
Após Eucaristia e procissão até à capela, os "cascoreis" confecionados pelos mordomos são bentos e oferecidos à população.
Nosso Senhor dos Passos, uma devoção especial do povo da Soalheira a ele dirigida, que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo. Realiza-se anualmente na "Quinta-feira Santa", percorrendo as principais ruas da vila, com paragem na capela de São Sebastião, Santo António e Igreja matriz. Nestas paragens toda a Procissão passa por baixo do andor. Ao longo da procissão são declamados os nomes dos Santos.
Realiza-se no Domingo de Pascoela ( no fim-de-semana seguinte à Páscoa). Esta festa e romaria atrai muitos romeiros; depois da missa, a procissão percorre algumas ruas da freguesia.
Diz quem viu, que no dia da romaria em 22 de Abril de 1979, a imagem da Senhora das Necessidades chorou, como prova existem slides e dois lenços que enxugaram as lágrimas, mas mesmo com as provas o Tribunal Eclesiástico não achou que fossem suficientes para instruir processo.
Conta-se que a imagem de Nossa Senhora foi encontrada num cabeço próximo da povoação, a população transportou-a para a igreja matriz de onde desapareceu e voltou a surgir no cabeço, uma vez mais a população retirou-a do Cabeço e colocou-a na igreja; voltou novamente a repetir-se o sucedido. Foi então construído um nicho no Cabeço da Sapinha, onde se guarda a imagem.
Tem lugar no 3º fim-de-semana de Maio, no lugar da cerca junto ao santuário da Nossa Senhora das Necessidades.
Sendo o Queijo e a pastorícia atualmente a principal atividade económica da vila, ao longo dos anos o Queijo da soalheira conseguiu impor-se no mercado local e nacional, conhecido pela elevada qualidade e diversidade, também comprovada pela conquista de vários prémios nacionais e internacionais.
O Município do Fundão a Freguesia da Soalheira e a Associação de Queijeiros organizam a feira que, além do queijo, tem muito artesanato, tasquinhas, caminhada e animação de rua.
Tem lugar no fim de semana do dia 13 de Junho, ou no fim de semana seguinte caso seja durante a semana, no Largo de Santo António. Festa em Honra de Santo António e é grande Festa de Verão da vila, marcada por diferentes atividades de cariz religioso, lúdico como concertos e o tradicional jogo dos Solteiros-Casados, momento de grande convívio entre as várias gerações.